10 dicas da culinária Peruana + Dica bônus

ceviche

1 – Civiche

Um prato tradissionalíssimo da culinária peruana é o famoso Ceviche. Sua base é com peixe e pode ser achado em todo restaurante típico do país até nos mercados. É feito com limão, cebola roxa, batata doce, milho, pimenta e o peixe marinado. Existem muitas variações do prato e com alguns ingredientes específicos.

pisco-sour

2 – Pisco sour

Uma bebida feita com um destilado de uva (Pisco), limão, açucar, clara de ovo, gelo e um toque de pimenta. É um drinque que se pode ser apreciado com outras frutas e leito condensado.

 

3 – Picante de Cuy

Talvez a receita mais exótica dessa terra, é o Cuy (Porquinho da índia) assado ou frito que vem acompanhado com pimenta, batatas, pimentão e amendoim torrado e é rico de proteína omega 3.

 

4 – Carne de Alpaca

A alpaca é um animal parecido com a lhama, que normalmente é servido em um espeto com cebola e pimentão. Podendo substituir a carne de vaca em diversos pratos, ela tem um sabor mais doce e uma textura diferente.

lomo-saltado

5 – Lomo Salteado

Trazendo uma influência da imigração oriental. Com carne de vaca cortada em finas tiras e preparada com molho shoyu, tomate e cebola é um prato que não pode ser deixado de lado por ser um dos mais gostosos.

olluquito

6 – Olluquito con charqui

Com ingredientes exclusivos peruanos, é feito com Olmo (um tipo de batata que cresce nos Andes), carne seca de lhama ou alpaca normalmente vem acompanhado com arroz para ser consumido.

aji-de-gallina

7 – Ají de Galinha

Com frango desfiado e misturado com um caldo do próprio animal cozinhado, leite e pão batidos no liquidificador é um dos pratos mais simples e saborosos da cordilheira.

antichucos_-_grilled_beef_heart_skewers

8 – Anticuchos

É um espetinho tradicional feito de carne de lhama. Consumido na época do império inca, era feito com carne de vaca ou com o coração do boi.

pachamanca_peru

9 – Pachamanca

Um prato cozido com diferentes tipos de carnes e legumes. O legal é que ele é feito embaixo da terra, em um buraco cavado no chão ou coberto por tijolos.

pechugadepollo-960x623

10 – Pechuga de pollo

O tradicional peito de frango pode levar vários acompanhamentos diferentes. Pode ser feito com salsa, limão, especiarias quentes, erva doce, batatas…

Dica bônus:

Acordar logo de manhã para caminhar, fazer uma trilha, ou até mesmo um esporte e tomar um chá de folha de coca sempre ajuda a manter seu sistema digestivo e respiratório funcionando da melhor forma possível.

Deixe uma resposta